top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Ricardo Abel Evangelista

Melancolia, Depressão ou Tristeza?

Atualizado: 11 de mar. de 2023


Melancolia, depressão e tristeza são termos frequentemente utilizados para descrever sentimentos negativos, mas cada um tem suas próprias características e definições na psiquiatria moderna.


A tristeza é uma emoção normal que todos nós experimentamos em algum momento. Ela geralmente é uma resposta a uma situação específica, como a perda de um ente querido ou um revés na vida pessoal. Apesar de desconfortável ou dolorosa, a tristeza é um estado emocional saudável e meramente reativo que geralmente não dura muito tempo e não impede o indivíduo de continuar com suas atividades cotidianas.


Depressão, por outro lado, é uma condição clínica que pode causar sentimentos intensos e duradouros não apenas de tristeza, mas também de desesperança, perda de prazer nas coisas habituais, visão pessimista da vida, desvalia, falta de interesse nas atividades diárias alterações do sono e do apetite podendo afetar a performance de funções cognitivas como atenção e memória recente. Trata-se de um transtorno mental comum que pode afetar as pessoas de maneiras diferentes já que nem todos os sintomas descritos precisam ocorrer necessariamente, podendo até mesmo favorecer pensamentos de morte ou ideias suicidas.


O estado depressivo, portanto, é considerado patológico e não corresponde a uma simples experiência emocional normal do ser humano. Ele ocorre com intensidades variadas de caso a caso (leve, moderado ou grave) e pode ser tratado através de psicoterapia, medicamentos ou pela combinação de ambos.


Já a melancolia é um termo menos usado atualmente, mas que foi a terminologia antiga para se referir ao que chamamos hoje de transtorno depressivo. A palavra melancolia foi usada na medicina desde a Grécia Antiga para descrever uma condição que envolvia tristeza profunda e letargia. Na Idade Média, a melancolia foi associada à possessão demoníaca e tratada com exorcismo ou outras práticas religiosas.



Na era moderna, a melancolia foi definitivamente reconhecida como uma condição médica e acabou sendo incluída no DSM-III, o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais publicado pela Associação Americana de Psiquiatria em 1980. Na época, a melancolia era considerada um subtipo de depressão maior e era classificada com sintomas específicos, como perda de prazer e inibição psicomotora. Atualmente, o conceito de melancolia foi totalmente absorvido pelo conceito de transtorno depressivo.


Em resumo, tristeza é uma emoção natura e fisiológica, passageira, enquanto depressão e melancolia dizem respeito a um tipo de estado mental patológico, uma doença de fato, que pode evoluir para quadros graves que exigem o devido tratamento médico. É importante lembrar que essas condições podem afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, etnia ou status socioeconômico, e que é fundamental buscar ajuda de um profissional da saúde mental se a pessoa estiver enfrentando esta condição.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page